Dorama: O Mito de Sísifo (Sisyphus: The Myth)

O dorama O Mito de Sísifo chegou na Netflix (e dublado gente vamos aproveitar!).

Está acompanhando esse K-drama e não está entendendo nada? Confira essa resenha.

Nós aqui também não entendemos muito para falar a verdade rsrsrs. Então o pouco que entendemos vamos compartilhar com vocês.

Atenção: Esse post contém Spoilers!



Sobre o que é esse dorama?

Uma guerra estourou na Coreia do Sul destruindo grande parte do seu território extinguindo boa parte da população.

Os poucos sobreviventes mantiveram-se em cativeiro em uma espécie de ‘Bunker’.

Contudo, ao acabar-se os mantimentos eles são obrigados a vasculhar lojas abandonadas em busca de mantimentos.

Outros sobreviventes aproveitam-se da situação para torturar e roubar alimentos das outras pessoas formando gangues todos buscando um objetivo comum: sobreviver.

Entretanto, outros privilegiados que de certa forma causaram a guerra estão aproveitando o luxo, as bebidas e as festas.

Todavia a uma personagem que não se conforma com a situação é Gang Seo Hae que volta no tempo através de um aparelho Upload que existe apenas na sua realidade, e que ela acredita ter causado a guerra.

Então, mais uma vez ela volta em busca de mudar essa realidade.


Personagens principais

Gang Seo Hae: Presenciou a destruição da Coreia em 2020 e perdeu sua mãe. Então, ela passa a viver reclusa com seu pai em um bunker por 15 anos até que seu pai fica doente e os mantimentos acabam.

Por isso, ela decide voltar no tempo para impedir a guerra. Ela volta a Coreia atual e tenta encontrar e proteger Han Tae Sul e busca convencê-lo a não construir o Upload.

Kang Dong Gi: Um ex-militar que treina sua filha em todas as habilidades para ela poder defender-se e lutar fisicamente. Claro, ele também dá todo suporte emocional.

Han Tae Sul: Um gênio, engenheiro e cabeça da empresa Q&T. Uma empresa de tecnologia. Ele é tipo um Steve Jobs da Coreia. Ele é responsável por criar o aparelho chamado Upload que é parecido com uma máquina do tempo.

Seo Won Ju (Sigma). Uma organização que tem como líder Seo Won Ju. Ex-colega do jardim de infância de Han Tae Sul. Ele sempre foi desprezado quando pequeno. Ele era pintor e suas obras de arte não eram reconhecidas. Por isso, ele acreditava que sua missão era destruir o mundo. Dessa forma ele volta no tempo novamente como criança e tenta através de suas pinturas assustadoras transmitirem uma mensagem.

Entretanto, vendo que não havia resultados e que ninguém se importava com ele ressentindo-se do mundo resolveu voltar novamente no tempo e prosseguir com seu plano de acabar com o mundo.

Dessa forma, ele volta no tempo múltiplas vezes obrigando Han Tae Sul a construir o upload para transportar uma bomba nuclear para explodir a Coreia do Sul.

É apenas um vilão daqueles rancorosos que não aceita como mundo tratou de forma injusta e quer acabar com mundo. Dominado o mundo ele pode ficar de boa vivendo como quer e reconhecido.

Kim Han Yong: Com a promessa de salvar sua esposa de uma doença que já havia remédio no futuro é persuadido por Sigma a investir na companhia de Han Tae Sul para esse construírem a tal máquina do Upload (máquina para viajar no tempo).

Ele e a filha concordam em enganar Han Tae Sul. De modo a receber os remédios do Sigma para sua mãe.

Han Tae San: Surpreendido com o Download de uma versão sua ele fica sabendo de todos os acontecimentos futuros. Então, tenta alertar seu irmão que não ouve.

Dessa forma, ele desaparece sendo dado como morto. Porém, foi sequestrado pelo departamento de controle de imigração, mas fugindo consegue afastar esses perigos por um tempo de seu irmão Han Tae Sul.


Entendendo a viagem no tempo nesse dorama

Aparentemente esse dorama trabalha com a linha do tempo imutável baseada na teoria de que os eventos acontecidos no passado não pode ser mudados. Esse é o princípio de auto-consistência de Novikov.

Se existe um evento que possa dar origem a qualquer mudança no passado, então a probabilidade deste evento ocorrer é zero. Isto inviabiliza a possibilidade de criar paradoxos de tempo que são mudanças.

Por isso, quando Han Tae Sul e Gang Seo Hae quando tentam mudar coisas não dão certo. Eles não conseguem impedir a guerra.

Ela já havia voltada várias vezes deixando para trás um diário com todas as mudanças.

EP 08 - Seo Hae lê o diário deixado por ela mesmo no passado. - Sisyphus: The Myth - JTBC e Netflix
EP 08 – Seo Hae lê o diário deixado por ela mesmo no passado. – Sisyphus: The Myth – JTBC e Netflix
EPISODIO 8- O MITO DE SÍSIFO (Sisyphus: The Myth) – Seo Hae vê seu passado

Porém, eu disse “aparentemente”.

Pois, nessa tentativa eles conseguem impedir a guerra. Eles conseguem mudar o passado.

Entretanto, aqui eles estão se baseando na segunda teoria de viagem no tempo que é a história pode ser mudada.

Portanto, para cada interferência no passado gera-se o caos o temido efeito borboleta.

Ou seja, um evento mudado gera mudanças em cadeia.

Assim acontece nesse dorama (SPOILER) no fim eles conseguem evitar a guerra, mas o irmão se torna o vilão, o novo Sigma.


O que O Mito de Sísifo tem a ver com o dorama?

Sísifo é uma obra escrita por Albert Camus. A origem desse mito está na mitologia grega.

Na mitologia grega Sísifo era um deus trapaceiro que pregava várias peças nos próprios deuses.

Porém, em uma delas ele se deu mal e então foi punido com um castigo de rolar uma pedra montanha acima.

Entretanto, chegando no topo essa pedra rolava abaixo e ele teria que começar tudo de novo. Na literatura moderna o escritor Albert Camus associa isso a rotina enfadonha do ser humano.

Nesse dorama entendo que esse conceito se aplica no sentido de que: eles tentavam e tentavam mudar o passado e não obtinha sucesso. Essa era o destino enfadonho deles.

Bom foi isso que entendi desse dorama. Não tem como comentá-lo sem SPOILERS. Também não sou especialista em viagem no tempo, conceitos da física e muito menos em mitologia.

Espero ter ajudado você que não está entendendo essa história de ficção. A maioria das histórias de ficção que trabalham com linhas temporais infelizmente sempre deixam buracos no meio do roteiro.


Onde assistir?

Netflix

Kingdom Fansubs


Ouça nosso podcast:

Olá, eu sou a Caroles.
Post criado 35

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo